SEGURADORAS PREJUDICAM OFICINAS REPARADORAS TAMBÉM NA VENEZUELA

Sexta-feira 13 de maio foi um dia memorável, pois um grupo de 14 microempresários de Funilaria dos estados de Anzoátegui, Aragua, Miranda, Bolívar Monaguas, Lara, Vargas e Distrito Federal, tiveram a grande oportunidade de participar na reunião para discussão da Lei de Empresas Seguradoras, organizada pela Assembléia Nacional no Salão Principal do Palácio Legislativo de nosso país (Venezuela). O dia foi histórico, por ser esta a primeira vez que o setor de funilaria expressa sua opinião num antiprojeto de lei, esta oportunidade e apoio nos foram concedida pelo deputado Simón Escalona do estado de Vargas, quem esteve reunido em quatro oportunidades com a junta diretiva do Conselho Nacional de CANATAME (Câmara Nacional de Oficinas Mecânicas).

Para nós foi uma grande surpresa, a massiva participação dos corretores de seguro, os quais bravamente defenderam seus direitos diante de todos na Assembléia Nacional; todos os diferentes sindicatos de empresas seguradoras de vários pontos do país deram-se conta de que, UNIDOS, podem ganhar a luta dos interesses coletivos do setor.

O novo projeto de lei das Empresas Seguradoras, é um grande risco para as Oficinas Mecânicas, já que favorece que tais empresas possam montar Oficinas de Funilaria, colocando-nos (funilarias) em desvantagem com as seguradoras. Estas, com o grande poder econômico que têm, acabaram com a maioria das Oficinas Mecânicas da Venezuela, já que os veículos com seguro, foram excluídos de reparos pelas oficinas.

A Câmara Nacional de Oficinas Mecânicas (CATANAME) apresentou dois escritos ante a Comissão de Finanças da Assembléia Nacional, nos quais explicou o abuso cometido pelas Seguradoras com as Oficinas Mecânicas e a imposição de preços fixando suas tabelas; tal fato levou e tem levado à falência de muitas oficinas em todo país. Ademais, há também as propostas de reforma ao antiprojeto de lei em questão.

Pouco a pouco nós das oficinas mecânicas estamos percebendo que com a união e a luta pelos nossos direitos, conseguiremos as mudanças que necessitamos para alcançar o desenvolvimento e crescimento econômico do nosso setor que trabalha para reparar e manter a frota de transporte público e privado de quase 3.000.000 de veículos de nosso país (Venezuela).

Convidamos a todos os microempresários de Oficinas Mecânicas a se unirem com CANATAME, em prol da defesa do nosso setor, sendo esta a única maneira de garantir as mudanças que necessitamos, e que unidos jamais seremos vencidos.

FONTE: CATAME - TEXTO TRADUZIDO