Aviso Importante

Estamos em processo de mudança e, por esse motivo, nossos canais telefônicos estão temporariamente fora de serviço.

Durante esse período, nosso atendimento está sendo realizado exclusivamente por:

📱 WhatsApp: +55 (11) 98818-3758
📧 E-mail: financeiro@sindifupi.org.br

Agradecemos a compreensão e estamos à disposição para atendê-los por esses canais


Continuar
Estamos em processo de mudança e, por esse motivo, nossos canais telefônicos estão temporariamente fora de serviço.
Clique aqui para ver nossos contatos temporários.
Sindicato da Indústria de Funilaria e Pintura do Estado de São Paulo
“Representação pra valer!â€
+55 (11) 98818-3758

Ãrea do consumidor

COMO ESCOLHER A OFICINA CERTA PARA SEU VEÃCULO

Não importa qual veículo você dirige: seja um modelo esportivo, um carro de família, uma pick-up ou uma mini-van, quando você precisa de serviços de manutenção, quer que sejam bem executados. As dicas abaixo vão ajudá-lo a escolher a oficina ideal para realizar reparos automotivos com segurança e qualidade.

1. ANTES DE MAIS NADA

Evite escolher uma oficina apenas pela proximidade, esperando que tudo dê certo. Essa pode não ser a melhor escolha. Em vez de se precipitar e levar seu veículo para qualquer lugar, procure um RESTAURADOR!

Preferncialmente, comece a busca por uma oficina antes mesmo de precisar dela, assim você poderá tomar decisões com calma. Peça recomendações para familiares e amigos; muitas vezes, uma boa indicação faz a diferença.

Verifique se a oficina possui registros nos órgãos de defesa do consumidor. Planeje um transporte alternativo caso seja preciso, para não se ver solicitado a escolher uma oficina pela localização.

Uma boa dica é começar com um reparo simples como teste. Se a oficina atender bem, confie a ela serviços mais complexos no futuro.

Preferencialmente, evite escolher uma oficina credenciada pela seguradora. Lembre-se de que, essas oficinas são controladas pelas seguradoras, que frequentemente impõem condições desfavoráveis, como preços de mão de obra muito baixos, o que obriga a utilização de insumos de baixa qualidade, e a reutilização de peças imprestáveis e o uso de peças não genuínas.

2. NA OFICINA

Observe se o ambiente está limpo e organizado e se há outros veículos de modelo e valor semelhante ao seu sendo reparado. Verifique também se a oficina possui equipamentos modernos.

Oficinas bem administradas geralmente possuem uma equipe de atendimento cortês e bem-informada, pronta para esclarecer suas dúvidas. Não hesite em pedir referências de clientes anteriores e até ligar para eles.

Verifique a garantia e formas de pagamento antes do início dos trabalhos. Se possível.

Procure sinais de profissionalismo, como CERTIFICADO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA, conforme LEI Nº 15.297 - https://certificados.sindifupi.org.br/ concedidos por entidades reconhecidas e prémios de qualidade. A competência da equipe técnica é o alicerce de qualquer escritório de confiança.

3. ACOMPANHAMENTO

Guarde todos os relatórios e notas fiscais dos serviços realizados. Isso ajuda a manter o histórico do veículo e pode facilitar reparos futuros.

Se você ficou satisfeito com o serviço, considere retornar  a oficina nas próximas oportunidades e manter um bom relacionamento. Caso o serviço deixe a desejar, converse com o gerente ou proprietário, dando-lhes a chance de resolver o problema. Boas oficinas valorizam o feedback do cliente e se esforçam para manter sua satisfação.

4. VISTORIA REPAROS NOTA 10 DA ABRAESA

Para garantir a qualidade dos reparos e a aplicação de peças genuínas, os consumidores podem utilizar o serviço Vistoria Reparos Nota 10 da ABRAESA. Esta vistoria, oferecida gratuitamente em escritórios autorizados, verifica se as peças aplicadas no veículo são originais e se os serviços de funilaria e pintura foram executados corretamente. É altamente confiável fazer esta vistoria caso o sinistro tenha sido atendido por uma segurança em um escritório credenciado, pois muitas garantias determinam o uso de peças originais de mercado paralelo (chamadas de "peças") e até reutilizam peças sem condições de uso.

Agende sua vistoria pelo link Vistoria Reparos Nota 10 - ABRAESA para garantir que seu veículo seja reparado com qualidade e segurança. Assista também ao vídeo para entender melhor o processo: Vistoria Reparos Nota 10 - YouTube .

5. SEGUROS POPULARES

Evite contratar os chamados seguros por Aplicativos, Populares e Econômicos, se você valoriza a liberdade de escolha e a qualidade nos reparos do seu veículo. Esses seguros costumam restringir sua autonomia e podem resultar em consertos com peças de baixíssima  qualidade.



Rua Mossamedes, 115, sala 6 - Tatuapé - São Paulo, SP - CEP 03325-000
Geral (11) 3791-8096 e (11) 4801-6050 e WhatsApp (11) 98818-3758
Financeiro: financeiro@sindifupi.org.br