“Representação pra valer!â€

Ãrea do consumidor

COMO ESCOLHER UMA OFICINA CERTA PARA SEU VEÃCULO

Não importa qual veículo você dirige: um modelo esportivo, ou um carro de família; uma pick-up, ou uma mini-van. Quando você precisa de serviços de manutenção, você os quer bem feitos. As dicas que apresentamos abaixo vão ajudá-lo a acabar com as dúvidas ao escolher uma oficina de reparos automotivos.

1. ANTES DE MAIS NADA.

Não escolha uma oficina simplesmente por ela estar próxima, enquanto fica torcendo para que o melhor aconteça. Essa não é a melhor alternativa. Você pode apostar e perder.

Informe-se melhor sobre seu veículo lendo o Manual do Proprietário e siga as recomendações de revisão preventiva do fabricante.

Comece a buscar por serviços de manutenção antes de precisar deles:  assim você pode tomar suas decisões com calma e segurança.

Fale com seus familiares e amigos, mesmo nesta era high-tech, uma boa indicação de quem já utilizou vale muito.

Cheque se a oficina escolhida possui reclamações nos órgãos de defesa do consumidor.
Se possível, providencie um meio de transporte alternativo com antecedência, para que você não se sinta forçado a optar por uma oficina somente pela sua localização.

Uma vez que você tenha escolhido uma oficina, comece                   fazendo um pequeno reparo, como teste. Se você ficar                   satisfeito, confie a ela serviços mais complexos.

2.    NA OFICINA.

Veja se o ambiente é limpo e organizado, e se há outros veículos de modelo e valor semelhantes ao seu para serem reparados. Verifique também se a oficina possui equipamentos de manutenção modernos.

Estabelecimentos administrados de forma profissional provavelmente terão uma equipe de atendimento cortês, preocupada em ajudá-lo e preparada para responder a todas as suas dúvidas.

Sinta-se à vontade para pedir nomes de clientes como referência. Telefone para eles.

Todas as condições da prestação de serviços, diagnóstico do problema, orçamento, garantias, formas de pagamento, devem ser apresentadas e explicadas antes da sua realização.

Informe-se se a oficina está acostumada a reparar veículos como o seu. Algumas delas se especializam em determinadas marcas.

Pergunte também se a oficina realiza o tipo de reparo que seu veículo necessita, principalmente quando se tratar de serviços mais complexos.

Procure por sinais de profissionalismo na área de atendimento: Certificados de Excelência em serviços concedidos por entidades civis e prêmios de reconhecimento à qualidade dos serviços.
A espinha dorsal de qualquer oficina é a competência de seu corpo técnico.

Verifique se ela possui profissionais automotivos qualificados, o que pode ser comprovado por diplomas de escolas técnicas, certificados de cursos de atualização e Certificados

3. ACOMPANHAMENTO (FOLLOW-UP)

Mantenha todos os relatórios e notas fiscais dos serviços executados.

Recompense bons serviços com sua preferência em próximas oportunidades.  Ã‰ vantajoso para você e para o dono da oficina estabelecer um bom relacionamento.

Se o serviço deixou a desejar, não saia correndo para outra oficina, simplesmente. Procure discutir o problema com o gerente de serviços ou com o proprietário. Dê a eles a chance de resolver o problema. Boas oficinas valorizam a opinião positiva ou negativa dada pelo consumidor, e farão um esforço para mantê-lo em sua carteira de clientes.

Rua Mossamedes, 115, sala 6 - Tatuapé - São Paulo, SP - CEP 03325-000
Juridico (11) 2611-0298       Ãrea técnica (11) 4801-6050       Delegacia geral (11) 2611-0316       Financeiro (11) 3539-1829       Geral(11) 3791-8096