As Empresas de Reparação Automotiva e Meio Ambiente
As empresas de funilaria e
pintura automotiva geram resíduos sólidos, efluentes, emissões atmosféricas e
outros subprodutos que podem impactar significativamente o meio ambiente. Entre
os resíduos gerados estão embalagens e restos de tintas, vernizes e solventes;
pó de lixamento; panos e papéis contaminados; EPI's descartados; lixas; Filtros
de cabine e peças substituíveis, como baterias, pneus, airbags, radiadores, e
componentes mecânicos. Diante desse cenário, torna-se necessário que os
escritórios possuam um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e estejam
regularizados quanto aos certificados de responsabilidade ambiental e sindical.
Além da SGA, para garantir uma
gestão ambiental eficiente e em conformidade com a legislação, as oficinas devem
obter os Certificados de Responsabilidade Operacional e Regularidade
Sindical e o Certificado de Responsabilidade Ambiental . Esses
documentos são obrigatórios para que as empresas operem de maneira legal e
sustentável, cumprindo as exigências ambientais e específicas do setor.
Contratação de Profissionais
para Adaptação Ambiental
Para acompanhar os processos e
realizar as adaptações permitidas para uma operação ambientalmente responsável,
é altamente recomendável que um profissional especializado em gestão ambiental.
Esse profissional poderá identificar as adequações necessárias para que a
empresa atenda a todas as normas legais e otimize seus processos.
A entidade recomenda a
profissional Rosa Maria Nakabayashi, Bióloga, Auditora e Gestora
Ambiental, que possui vasta experiência no setor e pode orientar sua empresa
para a implementação de um SGA eficaz e a obtenção das certificações possíveis.
Contatos:
Dispositivos Legais que as Oficinas Devem Atender
Para garantir o cumprimento das normas ambientais e
regulatórias, os escritórios precisam estar em conformidade com os seguintes
dispositivos legais:
Certificados: Responsabilidade Operacional, Regularidade Sindical e Ambiental
Os Certificados de Responsabilidade Operacional e
Regularidade Sindical e o Certificado de Responsabilidade Ambiental são
exigidos em licitações públicas, por órgãos de fiscalização e por seguradoras.
A obtenção desses certificados garante que sua empresa atue de maneira
responsável e sustentável, cumprindo todas as exigências legais e operacionais
do setor.
Requisitos para Obtenção de Certificados
Para obter os Certificados/Certidão, a oficinas precisa
estar em dia com a última Contribuição Assistencial e contar com pelo menos um
Responsável Operacional qualificado. A ausência desses certificados pode
resultar em multas e restrições à prestação de serviços ao Estado e a algumas
seguros de automóveis. Somente o SINDIFUPI está autorizado a emitir esses
certificados para empresas do setor de funilaria e pintura.
Benefícios do Sistema de Gestão Ambiental e Certificação
Implementar um SGA e obter a certificação ambiental e
sindical traz diversos benefícios:
Empresas de funilaria e pintura que
ainda não adotam essas práticas de gestão ambiental devem agir com urgência
para garantir a conformidade com as regulamentações e colaborar com a
preservação ambiental.