Oficinas de reparação e o meio ambiente

As empresas do setor devem adotar políticas e práticas ecológicas com urgência, mas quais?

Nossa dica é começar pela elaboração de um S.G.A. (Sistema de Gestão Ambiental).

Essa é uma estrutura que permitirá à oficina avaliar e controlar os impactos que suas atividades causam ao meio ambiente.

Através deste sistema a oficina poderá implementar uma série de práticas e uma política ambiental com metas e compromissos para reduzir todos os efeitos na natureza. Como por exemplo, definir como meta o uso exclusivo de energia solar em toda a estrutura, ou ainda a utilização de produtos com selo de responsabilidade ambiental.

A oficina assumirá então a obrigação de gerar mudanças de comportamentos, procedimentos e até mesmo sua forma de escolher os insumos. Tudo isso para alcançar as metas presentes em sua política.

Essa conscientização ambiental deveria existir em todo ser humano e organização. Mas, esse desenvolvimento nem sempre acontece espontaneamente e por isso foram criados órgãos que regulamentam essas práticas e podem até mesmo autuar as empresas que mantiverem práticas ecologicamente irresponsáveis.

Diversas leis, normas e resoluções atuam à cerca da gestão ambiental em busca de uma produção mais limpa e não é diferente no setor de reparação.

As oficinas podem iniciar seus programas sustentáveis e de gestão ambiental por diversas frentes, desde a simples reciclagem de resíduos produzidos internamente à correta destinação do lixo. Ou, mais além, modificando toda a sua estrutura para atender à essa necessidade e reduzindo não só o impacto ao meio ambiente, como também seus próprios custos físicos com eletricidade, água e muito mais.

Continue acompanhando nosso site e nos próximos artigos traremos algumas dicas de como iniciar e manter ativo o SGA de sua oficina.