SISTEMA ORÇAMENTÃRIO AUDATEX PREJUDICA SETOR DE REPARAÇÃO

Em recente pesquisa efetuada pelo nosso departamento técnico em orçamentos avaliados através do sistema da empresa Audatex, constatamos diferenças de valores que prejudicam o setor de reparação.

Curiosamente, percebemos também, que em todos os orçamentos verificados as diferenças são sempre a favor das seguradoras.

Ainda, quando ocorre atualização nos preços de peças por conta do aumento das montadoras, existe sempre uma protelação da Audatex nas atualizações no sistema, tanto nas seguradoras quanto nas oficinas.

Estas diferenças que vem acontecendo desde 2001, que parecem pequenas, quando multiplicadas pelos milhares de orçamentos diários, se tornam milhares de reais a favor das seguradoras, ou sabe-se lá de quem. Uma coisa é certa, não beneficia o reparador.

Ademais, não podemos esquecer que não existe nenhum embasamento técnico nos sistemas orçamentários utilizados no Brasil. Todos foram desenvolvidos nos porões dos agentes cooptados pelas seguradoras, na calada da noite, e empurrados goela abaixo do nosso setor.

Portanto, o SINIFUPI-SP sugere que os reparadores façam sempre uma verificação nos valores e nos tempos apresentados nos sistemas orçamentários, bem como, não deixem de elaborar orçamentos da própria oficina.

O SIDIFUPI-SP estará questionando estas empresas.