Aviso Importante

Estamos em processo de mudança e, por esse motivo, nossos canais telefônicos estão temporariamente fora de serviço.

Durante esse período, nosso atendimento está sendo realizado exclusivamente por:

📱 WhatsApp: +55 (11) 98818-3758
📧 E-mail: financeiro@sindifupi.org.br

Agradecemos a compreensão e estamos à disposição para atendê-los por esses canais


Continuar
Estamos em processo de mudança e, por esse motivo, nossos canais telefônicos estão temporariamente fora de serviço.
Clique aqui para ver nossos contatos temporários.
Sindicato da Indústria de Funilaria e Pintura do Estado de São Paulo
“Representação pra valer!â€
+55 (11) 98818-3758

Notícias

MINISTRO MARCO AURÉLIO DE MELLO SALVA SEMINÃRIO LEMBRANDO ÉTICA E TRANSPARÊNCIA ÀS SEGURADORAS

por Ângelo Coelho, presidente do SINDIFUPI-SP

No dia 21 de agosto aconteceu em São Paulo o 8º Seminário Ética e Transparência na Atividade Seguradora, realizado pelo SINDSEG-SP, que contou com a participação de presidentes, vice-presidentes de seguradoras e autoridades.

O evento que tinha como finalidade ouvir a sociedade e seus representantes quanto ao ilegal comportamento das seguradoras junto aos consumidores. Tudo a um pequeno custo de R$ 200,00.

Durante todo evento que contou com a participação de representantes do MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, PROCON, SUSEP e MINISTÉRIO PÚBLICO, nada foi comentado a respeito da CPI das Operadoras de Seguro ou mesmo a respeito das práticas ilegais cometidas pelas seguradoras contra segurados e terceiros na reparação automotiva.

No primeiro painel, o representante do SINCOR até tentou abordar o tema se referindo aos setores de reparação e ao site Lesados por seguradoras, mais não passou disso.

Já no segundo painel, o presidente da mesa o Sr. Antonio Penteado Mendonça, especialista em direito securitário, junto com os representantes do MP, PROCON e SUSEP, comentaram dados estatísticos referentes às reclamações de consumidores contra seguradoras. O representante do PROCON informou que as reclamações estão em um patamar razoável, algo entre 4 a 5% do total de reclamações no órgão.

O Dr. Antonio Penteado Mendonça ao abordar o mesmo tema, comentou que de fato os números não são tão significativos, pois recentemente realizou uma pesquisa e constatou que os dados divulgados quanto aos problemas enfrentados pelos consumidores não passavam de 300.000, ou seja, na visão dele, em defesa das seguradoras, apenas trezentas mil famílias estariam buscando a indenização na justiça.

A final, o Sr. Antonio Penteado Mendonça se viu em uma "saia justa" quando o corretor de seguros (Johny da Opus Seguros) questionou aos representantes do MP, SUSEP e PROCON, por que os corretores de seguros são responsabilizados pelo resultado prêmio X Sinistro, se o corretor não tem nenhuma gerência no sinistro. Rapidamente, preocupado na defesa dos interesses das seguradoras, o Sr. Antonio Penteado Mendonça apresentou-se para responder o questionamento do corretor, tirando a vez dos representantes da sociedade, informando tratar-se apenas de uma operação comercial, ou seja, cabe a cada um escolher seus parceiros.

Lamentavelmente, percebemos que os dados que foram divulgados durante o evento não representam o real universo de lesados por seguradoras, pois o próprio Ministério da Justiça informa que ocorreram uma total de 93.872 mil reclamações no Brasil (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor- Sindec), em todos os ramos de atividade.

Pelo que nos parece, ou os consumidores brasileiros não estão acreditando nos PROCONs para solucionar seus problemas com seguradoras, ou os PROCONs não tem o acesso as reclamações que acontecem na justiça.

Felizmente, já no final do evento, o Ministro Marco Aurélio Mello salvando todos aqueles que aguardavam que algo sobre ética e transparência fosse de fato mencionado, lembrou aos presentes que a justiça está atenta ao comportamento ilegal de algumas seguradoras.

Por fim, para aqueles que não ouviram a fala do ministro, o evento não passou de mais uma tentativa de tentar justificar o injustificável; lamentável!

Retornar

Rua Mossamedes, 115, sala 6 - Tatuapé - São Paulo, SP - CEP 03325-000
Geral (11) 3791-8096 e (11) 4801-6050 e WhatsApp (11) 98818-3758
Financeiro: financeiro@sindifupi.org.br