TOKIO MARINE SEGURADORA NÃO RESPEITA DECISÃO JUDICIAL

A Tokio Marine Seguradora mesmo após sofrer Ação Civil Pública tenta impedir que consumidores tenham o direito de reparar seu veículo em uma oficina de confiança e conveniência.

A Ação movida pelo Ministério Público que já Transitou em Julgado vale para todo Estado de São Paulo. Nela, a Tokio Marine Seguradora foi condenada ao pagamento de multa de R$ 10.000,00 e mais R$ 1.000,00 por hora de atraso pela falta de liberação dos reparos de veículos (segurados e terceiro) em oficinas de escolha e conveniência dos Consumidores, sendo que ela nada pode impor, mesmo que de forma reflexa, como por exemplo, os chamados benefícios que são oferecidos pela escolha de uma oficina credenciada, e depois retirados se o consumidor não aceitar a indicação.

O mais grave é que os consumidores só vão descobrir a fraude e o desrespeito quando sofrem um sinistro e resolvem levar seu veículo até uma empresa de sua confiança.  Se a oficina não aceitar as imposições dos falsos "peritos" da seguradora, aceitando as condições que impedem que ele realize os reparos com insumos e mão de obra de qualidade, a seguradora pede para leve o veículo a outra oficina ou pague do bolso ou que busque a satisfação na justiça.

Sendo assim, de forma a contribuir com os Consumidores, estamos encaminhado todos os casos que chegam ao nosso conhecimento ao Ministério Público para que as multas sejam aplicadas e a seguradora cesse com as práticas desleais.

Como também percebemos que os problemas se iniciam em razão das imposições dos chamados "peritos/vistoriadores de sinistro", e que em sua grande maioria não possuem a devida habilitação em engenharia como a Lei assim determina, estamos registrando e encaminhado as avaliações desses "falsos peritos" às autoridades de forma que sejam responsabilizados pelo Crime do Exercício Ilegal da Profissão.

Portanto, é muito importante que todos os casos sejam trazidos imediatamente para entidade para que possamos levar tudo ao conhecimento das autoridades.

Mensagem dirigida ao Setor de Reparação Automotiva no Estado de São Paulo.