COMUNICADO AOS CONSUMIDORES DE SERVIÇOS AUTOMOTIVOS

O Sindicato da Indústria de Funilaria e Pintura do Estado de São Paulo (SINDIFUPI - SP) vem a público informar que:

Infelizmente, nos últimos dias, o Sindirepa - SP, sindicato sem representação legal do setor de funilaria e pintura no estado de São Paulo, divulgou nota à imprensa sobre um suposto boicote contra as seguradoras de automóveis a partir de abril. A razão deste boicote, segundo este sindicato, seria uma divergência de valores não pagos pela utilização de um sistema informatizado de vistoria junto às oficinas credenciadas. Em razão disto, de acordo com a nota, os consumidores seriam prejudicados no tempo de reparação.

O SINDIFUPI-SP esclarece que o Sindirepa - SP não tem legitimidade sindical no setor de funilaria e pintura no estado de São Paulo. Portanto, não pode e não deve manifestar-se como representante da categoria, uma vez que o setor está devidamente representado pelo Sindifupi.

Além disso, a afirmação sobre o suposto boicote às seguradoras é irresponsável e ilegal, uma vez que a prática de locaute é vedada na legislação brasileira, inclusive, não tendo apoio dos empresários do setor, nem tão pouco do SINDIFUPI-SP. O sindicato consultou centenas de oficinas e constatou a inexistência de qualquer movimento neste sentido.

Ademais , o sistema de orçamentação é utilizado pelas seguradoras e aceito pelo setor de funilaria e pintura há 10 anos, ao contrário do que afirma a nota do Sindirepa - SP, segundo a qual o sistema estaria sendo aplicado somente nos últimos 3 anos.

O SINDIFUPI-SP tem a preocupação de evitar uma sensação de insegurança nos consumidores de serviços automotivos, o que poderia ser causado pela soma de todas estas informações erradas. Além disso, o sindicato não deseja ver a imagem dos empresários do seu setor associada a movimentos ilegais que visam apenas atender aos interesses de um pequeno grupo ligado ao Sindirepa - SP. O SINDIFUPI-SP informa, ainda, que já está tomando as medidas cabíveis para que os autores deste irresponsável e ilegal movimento sejam devidamente responsabilizados.

Ângelo Coelho

Presidente do Sindicato da Indústria de Funilaria e Pintura do Estado de São Paulo (SINDIFUPI-SP)