SABENDO QUANTO COBRAR

Em recente pesquisa divulgada na internet, foi possível encontrar uma diferença de quase R$ 4 mil nos preços dos prêmios dos seguros oferecidos pelas seguradoras (leia abaixo reportagem).

Infelizmente, ao contrário do que o consumidor imagina, as seguradoras impõem condições ilegais e valores aviltantes na reparação do bem segurado.

Perguntamos: porque razão alguns de nós aceitam há anos as imposições de valores de mão de obra e o abusivo desconto nas pecas?

Acreditem, a única forma de combater o opressor, será cobrando pelo preço justo de seus serviços, e não aceitando as imposições de valores.

Leia texto abaixo.

Ângelo Coelho

Pro Teste encontra diferenças de até R$ 4 mil em seguro de automóveis

A Pro Teste analisou e comparou as apólices e as condições oferecidas por nove empresas para um seguro de automóvel total (cobertura compreensiva). Após análise, a empresa constatou que nem sempre o preço mais atraente é o melhor. Ao contratar um seguro, é necessário checar as exclusões e coberturas para adquirir uma boa apólice. Esta é a terceira vez que a entidade realiza este teste, da qual conclui mais uma vez, que o perfil do motorista afeta mais o valor do prêmio (o preço do seguro) do que o modelo do carro. Este teste está na revista Pro Teste nº 38, de julho de 2005.

Com as comparações, foi possível encontrar uma diferença de quase R$ 4 mil entre os preços dos prêmios dos seguros oferecidos pelas seguradoras, em determinados cenários, considerados os valores das franquias e da cobertura Responsabilidade Civil Facultativa (RCF). Isso ocorreu na simulação do cenário 9, que imaginou a situação de uma motorista de 25 anos, habilitada há cinco anos, residente em Salvador, assistente administrativa, com 2º grau, dona de um Corsa Sedan 1.8 manual, ano 2003, de quatro portas, a gasolina. Foi cotado um seguro novo, de quem usa o veículo para ir ao trabalho, sem histórico de sinistro, e avaliação de danos materiais e corporais em R$ 50 mil. Para esse perfil, nesse cenário, o prêmio variou de R$ 2.098,01 (Brasil Veículos) a R$ 6.091,34 (Marítima).

Na avaliação geral, a Real Seguradora foi a que se saiu melhor, situação que já ocorrera na avaliação de junho de 2004. Para fazer as avaliações, a Pro Teste traçou os perfis de uma motorista e de um motorista, em 12 situações diferentes, com variações de cidades, veículos, idade e tempo de habilitação.

Cada seguradora penaliza um aspecto. Na comparação entre dois cenários cuja única variação é a idade, a Real Seguradora cobra, para uma mulher de 31 anos, R$ 2.238,07. Para a mais nova, de 25, R$ 3.336,30. A Pro Teste encontrou boas opções para cenários específicos, também, nas seguradoras Porto Seguro, Brasil Veículos e Unibanco AIG. Mas, nem sempre a melhor solução está no melhor preço. Em qualquer situação, a recomendação da entidade é o consumidor cotar os prêmios em quantas seguradoras puder e observar bem as combinações de variáveis. Elas podem beneficiar ou não o motorista.

A Pro Teste realizou pesquisa com as seguintes empresas: Bradesco, Brasil Veículos, Itaú, Mapfre, Marítima, Porto Seguro, Real Seguradora, Sul América e Unibanco AIG. A cotação dos preços foi feita em fevereiro e março de 2005.

Redação Webtranspo