Sindicato da Ind√ļstria de Funilaria e Pintura do Estado de S√£o Paulo
‚ÄúRepresenta√ß√£o pra valer‚ÄĚ

C√≥digo √Čtica

C√ďDIGO DE CONDUTA √ČTICA DA REPARA√á√ÉO AUTOMOTIVA

O C√≥digo de √Čtica SINDIFUPI-SP √© o padr√£o para a pr√°tica empresarial dentro da Ind√ļstria de Repara√ß√£o Automotiva em Funilaria e Pintura de Autom√≥veis no Estado de S√£o Paulo e cont√©m disposi√ß√Ķes relacionadas √† conduta das empresas para prote√ß√£o dos direitos dos consumidores, visando contribuir para a satisfa√ß√£o desses consumidores, para a promo√ß√£o da concorr√™ncia leal, respeitando-se a livre iniciativa, para a dissemina√ß√£o da imagem p√ļblica e para a percep√ß√£o pela sociedade da atividade da repara√ß√£o automotiva.

Ao associar-se ao SINDIFUPI-SP as empresas se compromete a adotar e executar normas de conduta e disposi√ß√Ķes deste C√≥digo como condi√ß√£o para admiss√£o e perman√™ncia no quadro de associados, respeitando a  Constitui√ß√£o Federal, Constitui√ß√Ķes Estaduais, o CDC, a Lei 6.374/89 em especial ao CAP√ćTULO III - DO CONSERTO DE VE√ćCULO SEGURADO, bem como, as normas ambientais aplic√°veis.

1-Exercer as atividades de repara√ß√£o com independ√™ncia e autonomia, agindo com transpar√™ncia, integridade e respeito, executando servi√ßos com agilidade e precis√£o, atuando de modo diligente e fiel de seus deveres e responsabilidades;

2-Buscar a constante melhoria, utilizado de forma eficaz e eficientemente os recursos e tecnologia disponíveis no mercado;

3-Utilizar somente pe√ßas de alta qualidade (genu√≠nas) na repara√ß√£o de ve√≠culos e distribu√≠das por empresas de reconhecida reputa√ß√£o, aplicando rigorosamente todas as pe√ßas relacionadas no or√ßamento apresentado ao consumidor/seguradora;

4-Quando da necessidade da aplica√ß√£o de pe√ßas ou insumos que n√£o atendam as especifica√ß√Ķes do fabricante do ve√≠culo, fica a empresa obrigada a ter a autoriza√ß√£o expressa (por escrito) do propriet√°rio do ve√≠culo, conforme estabelecido no CDC;

5-N√£o aceitar a qualquer pretexto as imposi√ß√Ķes advindas de seguradoras, reguladoras de sinistros ou qualquer outro agente que venha determinar como condi√ß√£o de libera√ß√£o de reparos de ve√≠culos de segurados e de terceiros a aplica√ß√£o de insumos, tintas, m√£o de obra e pe√ßas de baixa qualidade, ficando a empresa sindicalizada/associada obrigada a comunicar o fato imediatamente √† entidade;

6-Utilizar os melhores profissionais disponíveis no mercado, preferencialmente com certificação comprovada;

7-Fornecer orçamentos detalhados, incluindo peças e serviços, identificando claramente quaisquer partes a ser substituída ou reconstruída;

8-Sempre recomendar serviços de manutenção preventiva e corretiva, quando constatados, impendentemente de ter sido solicitado pelo consumidor, para corrigir os problemas existentes ou falhas;

9-Fornecer por escrito e de forma detalhada as condi√ß√Ķes de garantia ao cliente conforme estabelecido no CDC;

10-Obter sempre autorização prévia e por escrito do cliente antes do inicio da reparação, inclusive, nos orçamentos que envolvam seguradoras;

11-Informar ao cliente por escrito o prazo na entrega do veículo e, qualquer eventual alteração de prazo na entrega;

12-Cooperar com a entidade sindical quando da mediação para resolver eventuais queixas dos consumidores e seguradoras, promovendo, se necessário, a reparação do erro cometido;

13-Respeitar todos os funcion√°rios e diretores da entidade, mantendo um relacionamento cordial e respeitoso;

14-Aplicar as Conven√ß√Ķes Coletivas firmadas pelo SINDIFUPI-SP com as entidades de classes laborais;

15-Responder de forma fiel quanto ao resultado obtido atrav√©s das ‚ÄúDiverg√™ncias Comerciais‚ÄĚ encaminhadas pela entidade √†s seguradoras atrav√©s do site.

16-O empres√°rio que desrespeitar qualquer das normas estabelecidas nesse "C√≥digo de √Čtica" estar√° sujeito √†s san√ß√Ķes impostas pela Diretoria Executiva do SINDIFUPI, que poder√£o ser de advert√™ncia, suspens√£o tempor√°ria (acesso ao Site) ou expuls√£o dos quadros associativos, conforme a gravidade da conduta praticada;

17-As san√ß√Ķes impostas poder√£o ser objeto de recurso diretamente √† Diretoria Executiva do SINDIFUPI, no prazo de 15 dias ap√≥s o comunicado;

Rua Nova Jerusalém, 1092, Tatuapé
Cep 03410-000, S√£o Paulo, SP