Sindicato da Ind√ļstria de Funilaria e Pintura do Estado de S√£o Paulo
‚ÄúRepresenta√ß√£o pra valer‚ÄĚ

C√≥digo √Čtica

C√ďDIGO DE CONDUTA √ČTICA DA REPARA√á√ÉO AUTOMOTIVA

O C√≥digo de √Čtica SINDIFUPI-SP √© o padr√£o para a pr√°tica empresarial dentro da Ind√ļstria de Repara√ß√£o Automotiva em Funilaria e Pintura de Autom√≥veis no Estado de S√£o Paulo e cont√©m disposi√ß√Ķes relacionadas √† conduta das empresas para prote√ß√£o dos direitos dos consumidores, visando contribuir para a satisfa√ß√£o desses consumidores, para a promo√ß√£o da concorr√™ncia leal, respeitando-se a livre iniciativa, para a dissemina√ß√£o da imagem p√ļblica e para a percep√ß√£o pela sociedade da atividade da repara√ß√£o automotiva.

Ao associar-se ao SINDIFUPI-SP as empresas se compromete a adotar e executar normas de conduta e disposi√ß√Ķes deste C√≥digo como condi√ß√£o para admiss√£o e perman√™ncia no quadro de associados, respeitando a  Constitui√ß√£o Federal, Constitui√ß√Ķes Estaduais, o CDC, a Lei 6.374/89 em especial ao CAP√ćTULO III - DO CONSERTO DE VE√ćCULO SEGURADO, bem como, as normas ambientais aplic√°veis.

1-Exercer as atividades de reparação com independência e autonomia, agindo com transparência, integridade e respeito, executando serviços com agilidade e precisão, atuando de modo diligente e fiel de seus deveres e responsabilidades;

2-Buscar a constante melhoria, utilizado de forma eficaz e eficientemente os recursos e tecnologia disponíveis no mercado;

3- Utilizar peças de alta qualidade na reparação dos veículos, peças distribuídas por empresas com reconhecida reputação, salvo havendo expressa autorização do consumidor;

4-Utilizar os melhores profissionais disponíveis no mercado, preferencialmente, com certificação comprovada;

5-Fornecer sempre orçamentos detalhados (peças e serviços), identificando claramente quaisquer partes a serão substituídas ou reconstruídas;

6-Sempre recomendar serviços de manutenção preventiva e corretiva, quando constatados, impendentemente de ter sido solicitado pelo consumidor, para corrigir os problemas existentes ou falhas;

7-Fornecer por escrito e de forma detalhada as condi√ß√Ķes de garantia ao cliente conforme estabelecido no CDC;

8-Obter sempre autorização prévia e por escrito do cliente antes do início da reparação, inclusive, nos orçamentos que envolvam seguradoras;

9-Informar ao cliente por escrito o prazo na entrega do veículo e, qualquer eventual alteração de prazo na entrega;

10-Cooperar com a entidade quando da solicitação da Mediação Comercial, respeitando o parecer do mediado:

11- Permitir o acesso ao auditor da entidade quando solicitado, a fim de sanar eventual d√ļvida na repara√ß√£o de um determinado ve√≠culo;

12-Aplicar rigorosamente as peças e serviços constantes nos orçamentos acertados com consumidores e seguradoras de automóvel;

13- Aplicar as Conven√ß√Ķes Coletivas firmadas pelas entidades de classe patronais;

14-O empres√°rio que desrespeitar qualquer Artigo deste C√≥digo estar√° sujeito √†s san√ß√Ķes impostas pela Diretoria Executiva da SINDIFUPI;

15-Respeitar e fazer cumprir as disposi√ß√Ķes constantes no "C√≥digo de √Čtica", sob pena de sofrer as san√ß√Ķes, que poder√£o ser de advert√™ncia, suspens√£o ou expuls√£o dos quadros associativos, conforme a gravidade da conduta praticada.

16-As san√ß√Ķes impostas poder√£o ser objeto de recurso √† Diretoria Executiva do SINDIFUPI no prazo de 15 dias ap√≥s comunica√ß√£o formal da entidade.

Rua Mossamedes, 115/117 - Tatuapé - São Paulo, SP - CEP 03325-000
11-3791-8096