“Representação pra valer!”

Você sabe o que é Licenciamento Ambiental?

No Estado de São Paulo, a CETESB é o órgão ambiental responsável por exigir o Licenciamento Ambiental que é feito em 03 etapas: Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação. Os empreendimentos e atividades que utilizam recursos ambientais, que tenham potencial risco de poluição ou de degradação ambiental devem realizar esse procedimento administrativo e enviar uma série de documentos para que a CETESB conheça sua atividade e o empreendedor passe a conhecer suas obrigações quanto ao adequado controle de sua atividade.

Além disso é necessário que seja dada uma destinação final ambientalmente adequada aos resíduos gerados no processo produtivo, dessa forma existe o CADRI (Certificado de movimentação de resíduos de interesse ambiental) emitido também pela CETESB para a correta destinação de resíduos classe I, considerados de interesse ambiental como contaminados ou perigosos.

As oficinas de funilaria e pintura, são prestadores de serviço e considerados de baixo potencial poluidor, então não precisam da Licença de Operação, somente de uma Dispensa de Licença. Mas devem ter o CADRI para destinar: óleo usado, tinner sujo, panos, estopas, uniformes, EPIs e embalagens diversas vazias contaminadas. Para emissão do CADRI, seu gerador deve escolher um destinador adequado e fazer um contrato para a retirada dos resíduos.

No Brasil temos inúmeras leis ambientais, que foram surgindo ao longo dos anos de intensa industrialização e modernização, dessa forma precisamos ter cuidado para realizar o procedimento corretamente e especialmente nos conscientizarmos que é necessário proteger o meio ambiente. Os resíduos sólidos e líquidos gerados nas empresas precisam de atenção especial para que sejam dados os destinos finais ambientalmente adequados.

A mistura de resíduos pode gerar contaminantes complexos de difícil recuperação ou mesmo destinação, por muitos anos foi feito descarte incorreto e ainda é, dessa forma faz-se necessário que pensemos em reduzir a geração de resíduos, reciclar o que for possível, repensar a necessidade de uso, reutilizar sempre, reparar/ consertar ... Aliás reparar é uma palavra de ordem para o setor de funilaria e pintura né?

Vamos deixar aqui um convite para que você repense seus hábitos e costumes em prol do meio ambiente, para começar que tal conhecer os 7 R's da sustentabilidade?

Repensar

Repense seus hábitos. Pense bem antes de comprar. Escolha comprar somente o que realmente é necessário. O consumo excessivo causa degradação ambiental.

Recusar

O conceito busca nos educar basicamente para dizer não a todos os produtos que podem agredir o meio ambiente. Alguns exemplos são: dizer não ao máximo ao consumo de petróleo, recusar plástico, dê sempre preferência às bolsas retornáveis, assim como produtos que utilizam embalagens em excesso como por exemplo as pastas de dente que vem no tubo e ainda em caixinhas.

Reduzir

Usando corretamente produtos com maior durabilidade e com embalagens na medida certa, você vai reduzir o consumo de energia, de água e a quantidade de lixo residual. Assim, quando for comprar alguma coisa, pense em como reduzir a quantidade de lixo que será gerado com aquilo e evite excessos de consumo.

Reparar

Muitas vezes, consertar um produto quebrado sai mais barato do que comprar um novo. Além de ser sustentável, você ainda economiza, e não utiliza matéria prima nova ou recursos naturais.

Reutilizar:

Com um pouco de imaginação e criatividade podemos utilizar o mesmo produto para outro fim. Um objeto pode ganhar funções totalmente diferentes da original e ainda continuar muito eficiente.

Existem diversas maneiras de reutilizar um objeto: garrafas de PET podem virar uma prática horta vertical ou simpáticos brinquedos para as crianças, uma latinha de alumínio pode ser seu próximo porta-trecos ou um lindo vasinho de plantas e um pneu velho pode ser transformado em uma boia da piscina ou um belo puff.

Vamos adotar o hábito de adquirir produtos que sejam reutilizáveis, como: guardanapos de pano, sacolas retornáveis, fraldas de pano e embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés das descartáveis.

Reciclar:

Não deu para reutilizar? Então renda-se à reciclagem. Cada material deve ser condicionado em um coletor específico para ser reciclado de acordo com sua natureza. Você pode separar os materiais em qualquer lugar e levá-los diretamente aos centros de reciclagem ou procurar serviços de coleta que passem pela sua casa ou trabalho. Lembre-se de separar os resíduos secos do lixo orgânico, procurando guardar os objetos limpos e secos.

Evite que tantos produtos sejam descartados e causem impactos ao meio ambiente. Esse é o conceito de reciclar, simples de colocar em prática, pra começar dê preferência a compra de produtos recicláveis ou que sejam fabricados com materiais recicláveis.

Reintegrar:

Já aquilo que não pode ser reciclado, como restos de alimentos e outros materiais orgânicos, pode ser reintegrado à natureza. A compostagem orgânica é o melhor processo para transformar cascas de verduras, legumes e outros resíduos orgânicos em adubo. O composto que resulta do processo é um material altamente nutritivo e pode ser utilizado como adubo em jardins, hortas e pomares.

E aí, gostou dos 7R's da Sustentabilidade? Quais e quantos deles você já coloca em prática? Compartilha conosco também ideias que podem nos tornar mais sustentáveis!

Juridico (11) 2611-0298       Área técnica (11) 4801-6050       Delegacia geral (11) 2611-0316       Financeiro (11) 3539-1829       Geral(11) 3791-8096