Sindicato da Ind√ļstria de Funilaria e Pintura do Estado de S√£o Paulo
‚ÄúRepresenta√ß√£o pra valer‚ÄĚ
+55 (11) 96763-4537

Notícias

Oficinas de reparação e o meio ambiente


As empresas do setor devem adotar políticas e práticas ecológicas com urgência, mas quais?

Nossa dica é começar pela elaboração de um S.G.A. (Sistema de Gestão Ambiental).

Essa é uma estrutura que permitirá à oficina avaliar e controlar os impactos que suas atividades causam ao meio ambiente.

Através deste sistema a oficina poderá implementar uma série de práticas e uma política ambiental com metas e compromissos para reduzir todos os efeitos na natureza. Como por exemplo, definir como meta o uso exclusivo de energia solar em toda a estrutura, ou ainda a utilização de produtos com selo de responsabilidade ambiental.

A oficina assumirá então a obrigação de gerar mudanças de comportamentos, procedimentos e até mesmo sua forma de escolher os insumos. Tudo isso para alcançar as metas presentes em sua política.

Essa conscientização ambiental deveria existir em todo ser humano e organização. Mas, esse desenvolvimento nem sempre acontece espontaneamente e por isso foram criados órgãos que regulamentam essas práticas e podem até mesmo autuar as empresas que mantiverem práticas ecologicamente irresponsáveis.

Diversas leis, normas e resolu√ß√Ķes atuam √† cerca da gest√£o ambiental em busca de uma produ√ß√£o mais limpa e n√£o √© diferente no setor de repara√ß√£o.

As oficinas podem iniciar seus programas sustentáveis e de gestão ambiental por diversas frentes, desde a simples reciclagem de resíduos produzidos internamente à correta destinação do lixo. Ou, mais além, modificando toda a sua estrutura para atender à essa necessidade e reduzindo não só o impacto ao meio ambiente, como também seus próprios custos físicos com eletricidade, água e muito mais.

Continue acompanhando nosso site e nos próximos artigos traremos algumas dicas de como iniciar e manter ativo o SGA de sua oficina.

Retornar

Rua Mossamedes, 115, sala 6 - Tatuapé - São Paulo, SP - CEP 03325-000
Juridico (11)2611-0298       √Ārea t√©cnica (11)4801-6050       Delegacia geral (11)2611-0316       Financeiro (11)3539-1829       Geral(11)3791-8096
Financeiro: financeiro@sindifupi.org.br