SEGURADORAS CONTINUAM PREJUDICANDO CONSUMIDORES

A recente iniciativa da Vistoria de Qualidade Técnica Gratuita, disponibilizada pelo SINDIFUPI-SP aos proprietários de veículos sinistrados e reparados pelas oficinas indicadas pelas seguradoras, vem confirmando uma antiga suspeita: em 100% (cem por cento) dos automóveis verificados foram constatados problemas quanto ao nível de qualidade dos serviços e, em número significativo, em itens que comprometem a segurança dos ocupantes e do veículo.

A Vistoria de Qualidade Técnica Gratuita foi criada para responsabilizar e coibir a desmedida busca pelo aumento de rentabilidade por parte das seguradoras, o que coloca em risco a segurança e o patrimônio dos consumidores, também clientes das Empresas de Reparação Automotiva. Assim, as empresas do setor foram alertadas para estimular aos segurados e terceiros, em caso de remoção de um veículo sinistrado de uma oficina de livre escolha do consumidor, sob alegação de diferenças de valores, fornecimento de peças e o conseqüente redirecionamento abusivo para rede credenciada, que fosse solicitada a Vistoria como apoio técnico para as medidas cabíveis.

Vale destacar que o Tribunal de Alçada Cível de São Paulo já emitiu sentença em que define que contratante de seguro, insatisfeito com oficina indicada por seguradora pela excessiva demora e vícios do serviço, tem direito à indenização por danos morais a ser reclamada junto à seguradora, solidariamente responsável.

Segundo Ângelo Coelho, presidente do SINDIFUPI-SP, a segurança do consumidor vem em primeiro lugar e o reparador de confiança do consumidor é o profissional adequado para avaliar se os reparos realizados no veículo pela oficina indicada pela seguradora atendeu a todos os critérios de qualidade e reparabilidade. Portanto, é fundamental que ele oriente o consumidor a exigir das seguradoras que após o término dos reparos o mesmo seja levado até oficina de escolha do consumidor; para que lá seja submetido a uma vistoria de qualidade técnica, e, somente após esta vistoria, assine o termo de quitação à seguradora e efetue o pagamento da franquia à oficina responsavel pelos reparos.

O SINDIFUPI-SP também vem disponibilizando gratuitamente através de seus peritos o acompanhamento da vistoria de qualidade, quando do retorno do veiculo a oficina ou ainda, durante os reparos. Para tanto, basta o consumidor ser orientado a entrar em contato com nossa Central Técnica do SINDIFUPI-SP.