Consultoria Contábil, Artigos

SIMPLES NACIONAL Jà CONTA COM MAIS DE 3,6 MILHÕES DE EMPRESAS CADASTRADAS

Mais de 3,6 milhões de empresas já estão inscritas no Simples Nacional. Em janeiro, quando tradicionalmente é aberto o prazo de opção, foram feitos 260.873 pedidos de entrada no sistema, dos quais 167.107 foram deferidos, incluindo 33.690, que nos meses de novembro e dezembro do ano passado já haviam sido pré-agendados.

De acordo com informações do Comitê Gestor do Simples Nacional, do total de pedidos deferidos, 24.112 são de empresas novas no mercado. Com isso, o Simples Nacional já conta com 3.632.107 empresas inscritas, cerca de 2,2 milhões a mais em comparação com o 1,3 milhão de empreendimentos do Simples Federal, extinto em junho de 2007.

Nesse universo de mais de 3,6 milhões estão incluídos os empreendedores individuais e as empresas que passaram a fazer parte do sistema nos dois primeiros meses de 2010.

Das solicitações de inscrições no Simples Nacional feitas pelas empresas em janeiro, 2.405 foram canceladas por vários motivos, porém 125 mil foram indeferidas, uma boa parte por causa de débitos tributários com a União, Estados e municípios.

"A grande procura pelo Simples Nacional comprova as vantagens desse regime, no que diz respeito à simplificação e redução da carga tributária", avalia o gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick.

Fonte Informativo CRC-SP