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CPI OUVE REPRESENTANTES DE SEGURADORAS

A CPI das operadoras de seguros ouviu, nesta quarta-feira, 1º/4, os representantes da SulAmérica Seguros, Pedro Calil, da Nobre Seguradora do Brasil, Claudio Amaral Caldas, e da Unimed Seguradora, Saulo Ribeiro Lacerda. Os depoentes foram questionados pelos deputados Said Murad (PSC), presidente da comissão, Waldir Agnello (PTB) e Cássio Navarro (PSDB

Veja abaixo as algumas das declarações de representantes de seguradoras.


Pedro Calil da Sulamérica presta depoimento na CPI das Operadoras de Seguro

No caso de Pedro Calil da SulAmérica Seguros, o mesmo negou que esteja praticando crime de sonegação fiscal, fornecimento de peças não originais, imposição do valor de mão de obra, dentre outras praticas ilegais. Ocorre que, o regime de ICMS do Estado de São Paulo, determina a emissão contra a seguradora. Ademais, existem provas de que a seguradora fornecem peças não originais. Ainda, o depoimento foi cercado de contradições; o mesmo não soube documentos que lhe foram apresentados pelo Deputado Fernando Capez, onde eram demonstradas irregularidades cometidas pela seguradora.

Também não soube esclarecer do por que da relação que mantém com o antigo sindicato das oficinas de funilaria, Sindirepa-SP.

Segundo Pedro Calil, 60% das oficinas com que trabalha a SulAmérica são referenciadas. O cliente que utiliza o serviço dessas oficinas tem 25% de desconto no pagamento da franquia ou um carro-reserva. Esses benefícios não ocorrem quando a oficina é de livre escolha e, nesse caso, o segurado tem de assinar um termo onde se responsabiliza pelos resultados do atendimento.


Claudio Amaral da Nobre Seguradora presta depoimento na CPI das Operadoras de Seguro

As peças para reposição são compradas diretamente dos fornecedores, obedecendo ao regime de recolhimento de ICMS. O depoente ainda acrescentou que os preços das oficinas podem se diferenciar de acordo com sua região, pois há variação de categoria dos veículos conforme sua localização: carros da zona sul são de padrão mais caro e requerem um trabalho mais especializado, ocorrendo o inverso em outras áreas da cidade.


Dep. Valdir Agnello durante a CPI das Operadoras de

Claudio Amaral Caldas, da Nobre Seguradora, acha que é inevitável que haja pendências em relacionamentos comerciais, como é a das seguradoras e seus clientes. Esclareceu que sua empresa não faz seguro de veículos, mas assiste seus clientes quanto à sua responsabilidade civil nos processos de sinistro. Dessa forma, todo o trâmite é realizado através do próprio segurado, que orienta o terceiro vitimado no procedimento para a reparação do dano.

Caldas falou também que só trabalha com peças genuínas e novas, cujo preço é estabelecido através de negociação. Se for detectado que o reparo foi realizado com peça reutilizada, é solicitada a substituição pelas peças recomendadas, as genuínas e novas. A empresa trabalha com cerca de 20 ou 30 oficinas credenciadas.

Os representantes dessas duas primeiras seguradoras afirmaram que no caso dos veículos salvados, quando a perda chega a 75%, as regras estabelecidas pelas normas oficiais de trânsito são plenamente obedecidas.

Preocupado com a questão fiscal, Agnello solicitou a presença de funcionário da Secretaria da Fazenda que possa explicar o funcionamento da arrecadação de ICMS na operação do atendimento de segurados.

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