ATENÇÃO COM BOLETO FALSO

O golpe do boleto falso não é novidade, mas infelizmente muitas pessoas ainda caem nele.

Nessa semana mais um associado nosso recebeu uma cobrança falsa por e-mail. Atento, o cliente entrou em contato conosco e a situação foi esclarecida, evitando assim mais um golpe.

O problema é que ao receber uma cobrança, por e-mail ou pelo correio, geralmente a única coisa que olhamos é a data de vencimento. Quando ele é endereçado à pessoa física, acaba sendo mais fácil identificar um boleto falso, pois sabemos o que compramos ou não. Mas na maioria das vezes esse tipo de fraude Ã© aplicada em empresas e o documento encaminhado diretamente ao setor financeiro, que pode não saber de todas as ações da empresa.

Como a fatura alega ser referente à associação junto a entidade, o setor financeiro pode entender que o pagamento é devido.

Caso receba qualquer cobrança que não esteja no seu planejamento, desconfie. Realmente criatividade não falta para os criminosos, então é preciso estar sempre atento.

Como identificar um Boleto Falso

Todos os boletos do SINDIFUPI são emitidos e encaminhados pelo correio, salvo aqueles que são solicitados e encaminhados diretamente à um associado específico e o remetente – financeiro@sindifupi.org.br ou contabilidade@sindifupi.org.br.

Um documento original emitido pelo SINDIFUPI deve ter os seguintes dados:

·         Cedente SIND IND FUNILARIA PINTURA EST SP

·         CNPJ 05.969.877/0001-09

·         Caixa Econômica Federal

·         Agência/Código Cedente 0243/741087-5

Se esses dados estiverem errados, NÃO PAGUE O BOLETO!

Agora eu vou listar ainda outros pontos a que você deve ficar atento para identificar qualquer boleto falso.

Cheque os dados

Pode parecer óbvio, mas esse fator é primordial. Sempre desconfie de uma cobrança que você não está esperando. Ao receber o documento, olhe com mais atenção todos os detalhes antes de fazer o pagamento.

Em uma tentativa de evitar um processo, os criminosos ocultam com caracteres especiais, as informações do boleto, geralmente o da Agência/Código do Cedente.

Rua Nova Jerusalém, 1092, Tatuapé - Cep 03410-000, São Paulo, SP
Financeiro: 11 4801-6061   Area Técnica: 11 2611-0310