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A VERDADE POR TRAZ DA INDICAÇÃO DE OFICINAS CREDENCIADAS ATRAVÉS DOS 0800 E DOS CENTROS DE ATENDIMENTO DAS SEGURADORAS

Quando segurados e terceiros sofrem um acidente com seus automóveis são orientados a buscar atendimento dos sinistros junto aos 0800 e Postos de Atendimento das seguradoras.

Quando da abertura do sinistro são orientados pelos atendentes a levar seus veículos acidentados até uma das oficinas credenciadas da seguradora, pois essas oficinas teriam sido previamente selecionadas e os reparos teriam garantia da seguradora. Também informam que se os segurados optarem por utilizar uma dessas oficinas terão descontos na franquia e a possibilidade de utilização um carro reserva.

Nem tudo que reluz é ouro!

Da Garantia - A suposta garantia oferecida pelas seguradoras é uma falácia, pois as seguradoras não entregam aos consumidores o chamado Termo de Garantia, desrespeitando o estabelecido no Código de Proteção e Defesa do Consumidor. E como muitos reparos são feitos de forma irregular, apenas buscando a economia para seguradora, quando ocorre uma reclamação de reparos mal feitos, algumas seguradoras não aceitam que os consumidores levem seus veículos até uma oficina de confiança, forçam os consumidores que retornem várias vezes até as oficinas indicadas por eles. Caso o consumidor não concorde, que busque sua satisfação na justiça.

Da avaliação das oficinas credenciadas pela seguradora - A suposta avaliação realizada pela seguradora é apenas no que diz respeito ao valor hora homem pagos pela seguradora para as oficinas, ou seja, se oficina aceitar trabalhar com os valores muito abaixo dos praticados pelo mercado e aceitar aplicar peças não genuínas e ainda recondicionar o maior número de peças possíveis, não podendo se importar a excelência da qualidade final dos reparos, ela é eleita como referenciada/credenciada, e agindo assim, além de desrespeitar seus segurados e terceiros, obrigando pequenos empresários reparadores em troca de um volume de serviços a fazerem reparos de baixíssima qualidade. Ademais, ao estabelecer acordos entre concorrentes, desrespeitam o estabelecido na Lei 12.529, ao promover e influenciar  adoção de conduta comercial uniforme ou concertada entre concorrentes.

Do Desconto na Franquia - Ao oferecer desconto na franquia somente nas chamadas oficinas credenciadas as seguradoras conseguem aumentar e muito sua capacidade de direcionamento, permitindo assim uma economia no valor dos reparos as expensas dos incautos segurados e terceiros que caem nessa conversa todos os dias.  Também, agindo assim, agem de forma discriminatória criando dificuldades ao funcionamento e ao desenvolvimento das oficinas que não se submetem as irregularidades.

Do Carro Reserva - Da mesma forma como no desconto na franquia, ao oferecer o carro reserva aos segurados somente nas chamadas oficinas credenciadas, as seguradoras conseguem colocar mais uma vez um suposto diferencial, aumentando sua capacidade de direcionamento.  Também, agindo assim, agem de forma discriminatória criando dificuldades no funcionamento ou ao desenvolvimento das oficinas que não se submetem a essas irregularidades.

Assim, não caia na cilada do desconto na franquia, carro reserva e garantia.

Não aceite indicação de seguradoras.

A melhor maneira de reparar o veículo na hora de um acidente é escolher uma oficina de confiança, seja ela uma oficina independente ou uma concessionária autorizada. Se não tiver, busque uma indicação juntos aos seus amigos. Lembre-se, o que interessa mesmo é a qualidade final dos reparos do seu veículo. Para tanto, é indispensável que todas as peças danificadas sejam substituídas por peças novas e genuínas. Que os insumos que compõe a reparação sejam de excelente qualidade. Por fim, verifique se sua apólice já não lhe dá o direito do carro reserva.

Angelo Coelho é Bacharel em Direito e Presidente do SINDIFUPI.

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