Sindicato da Indústria de Funilaria e Pintura do Estado de São Paulo
“Representação pra valer!â€
+55 (11) 94663-8270

Notícias

CPI DAS AUTOPEÇAS CHEGA AO FIM

Relatório propõe projeto de lei que imponha pena às montadoras pela falta de itens de reposição.

CPI instaurada para investigar a formação de cartéis e outras práticas anticoncorrenciais pelas montadoras no mercado de peças de reposição confirma irregularidades cometidas pela Fiat, Ford e Volkswagen. O relatório final pede a aprovação de projeto de lei e moção sobre o tema.


No texto foi proposto um projeto de lei que impom multa às montadoras e as obriguem a conceder um carro reserva caso não forneçam a peça de reposição necessária no prazo máximo de 30 dias após o pedido do consumidor.

Durante seis meses foram ouvidos representantes do Ministério Público Estadual e de órgãos como o Procon de São Paulo, além de fabricantes, revendedores de peças, oficinas e das próprias montadoras.


Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças (ANFAPE), o relatório comprova que as montadoras lesam os consumidores tanto com a prática de preços abusivos como por procurarem eliminar a concorrência de componentes similares, o que faria os preços de suas peças ficarem ainda mais altos.


"A CPI constatou o abuso das montadoras pelo uso do registro do desenho industrial e o despreparo em atender os consumidores no mercado de reposição. Esse é justamente nosso alerta em relação ao desabastecimento de peças no País", diz o presidente da ANFAPE, Renato Fonseca.

De acordo com a associação, o argumento utilizado pelas montadoras de que não faltam componentes no mercado não se sustenta. Fonseca cita o grande número de reportagens produzidas sobre esse assunto.

 

A General Motors age de forma diferente da Fiat, Ford e Volkswagen, pois sua forma de agir não prevê atuar contra as empresas independentes, ela prefere ser competitiva no mercado de reposição, por isso não se preocupa com a concorrência dos componentes similares.

 

Clique aqui e leia o Relatório completo

Retornar

Rua Mossamedes, 115, sala 6 - Tatuapé - São Paulo, SP - CEP 03325-000
Juridico (11) 2611-0298       Ãrea técnica (11) 4801-6050       Delegacia geral (11) 2611-0316       Financeiro (11) 3539-1829       Geral(11) 3791-8096
Financeiro: financeiro@sindifupi.org.br